segunda-feira, 9 de novembro de 2020

E a dieta?

 









Como comentado anteriormente, nos meses que fiquei em casa cheguei a ganhar 10Kg (em cima do sobrepeso que eu já tinha). A vida era da cama pra o sofá, do sofá pra o computador e do computador para cama de volta.

Exercício, durante seis meses, foi apenas levantamento de garfo, mastigação de guloseimas e umas transadas meio preguiçosas de vez em quanto.

No final de setembro comecei o planejamento para perder peso e voltar a jogar bola em janeiro. Seriam 3 meses de preparação, uma espécie de pré-temporada.

Inicialmente, a ideia era fazer como sempre foi: "continua comendo o que quer e foca apenas nos treinamentos". Mas com quase 100Kg, veio o estalo: "porque não incluir nesses 3 meses uma dieta pra ajudar?".

Pesquisa vai, pesquisa vem e começo a chegar em algumas conclusões:

1. Para perder peso precisa existir déficit calórico (gastar mais calorias do que ingerir);

2. Focar nas proteínas é importante, o resto se equilibra;

3. É mais fácil deixar de comer 3 biscoitos recheados do que caminhar meia hora a mais;

4. Água, muita água. Água hoje, água amanhã, água sempre;

Após essas conclusões iniciais comecei a dieta no começo de outubro. Comer menos é um saco mesmo, o humor no começo fica terrível. "Vamos no foco que vai dar certo!" era quase um mantra dito diariamente.







Baixei o Yazio (um app contador de calorias) e fui no passo a passo, um de cada vez.

Em outubro a ideia era fazer o bendito déficit e começar caminhando 40 minutos por dia(estava muito pesado e sedentário, o corpo não iria suportar cargas, corridas). Nos primeiros dias a alface tem gosto de merda e é difícil engolir, mas "Vamos no foco que vai dar certo!". O tempo foi passando e as caminhadas foram ficando fáceis, fui aumentando o tempo gradativamente, 50 minutos, 60 minutos diários. Alguns dias dava alguns piques para acelerar o coração, outros fazia as caminhadas ainda maiores.

No final do mês as coisas foram ficando mais fáceis, a alface começou a ficar gostosa, as frutas parecem que estão cada vez mais doces. Comer muito ficou difícil. 3 fatias de pizza? quase não desce.

Hoje continuo com a caminhada, mas incorporei mais coisas. Um pouco de corrida, alguns exercícios de calistenia (flexão, agachamento, afundo...). Estou caminhando mais de uma hora e meia todos os dias. Domingo? É apenas mais um dia, vamos caminhar. Feriado? Sei nem o que é isso, vamos caminhar.

Ainda estamos na primeira quinzena de novembro, perdi 4,5Kg e espero fechar o ano perdendo pelo menos mais 3,5Kg. Acordo, olho para a garagem, chuteiras, bolas, mas ainda não é hora. De acordo com o plano, preciso perder mais 1,5Kg para começar a trabalhar com bola. No começo de dezembro é o plano.

"Vamos no foco que vai dar tudo certo!"





2 comentários:

  1. Meu amigo, PARABÉNS! Minha situação é muito parecida com a sua, me identifiquei demais enquanto lia seu relato.

    Estou também com quase 100kg, e tenho apenas 1,65m

    Pandemia inteira só comendo!

    Não aguento mais

    Vou imprimir essa frase e usar de mantra

    ""Vamos no foco, que vai dar certo!""

    Parabéns e OBRIGADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sorte! Espero que funcione para você como tem funcionado para mim...

      Excluir